A plagiadora

O caso da presidente da CAPcopy-paste[1] do mega-agrupamento de Grândola que concorreu a directora com um trabalho parcialmente copiado teve hoje atenções da imprensa escrita e de pelo menos um canal televisivo. Mas o caso não é novo, pois pelo menos em Novembro do ano passado foi largamente discutido no blogue de Paulo Guinote.

A história conta-se em poucas palavras: Ângela Filipe, presidente da CAP que tinha sido formada para mega-agrupar as escolas do concelho, concorreu em 2014 a Directora do novo agrupamento e ganhou a eleição. Mas descobriu-se que parte do projecto de intervenção apresentado tinha sido copiado de um documento semelhante apresentado noutra escola. Assim, a eleição não foi homologada, o mandato da CAP foi prolongado e o agrupamento continuou a ser dirigido por… Ângela Filipe.

O mais interessante é que na sequência das denúncias de plágio foi instaurado um processo pela IGAE que terminou com a inspectora responsável a propor o arquivamento do processo. Entretanto, e após novo concurso falhado para escolher novo Director, Ângela Filipe lá vai continuando em funções.

Ora bem, disto tudo, o que há a concluir? Duas coisas.

Primeiro, o que já se desconfiava, não é a qualidade do “projecto de intervenção” que faz um bom director e grande parte do que lá está é palha para encher. Neste caso a senhora teve azar porque copiou tal e qual em vez de dizer as mesmas coisas que todos dizem por palavras diferentes.

Segundo, a administração educativa convive demasiado bem com estas coisas, tão bem que até insistiram com a presidente da CAP para se manter em funções, prolongando uma situação ambígua e com reflexos negativos no ambiente e na organização escolar, de acordo com as queixas de outros professores. Não serve para Directora porque plagiou, mas pode manter-se ad eternum em idênticas funções, enquanto presidente da CAP. Curiosa doutrina…

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.