O “sucesso” do ensino profissional

Procura no profissional é tanta que já há turmas cheias para cursos ainda por aprovar

O ensino profissional continua a afirmar-se como uma opção para os jovens portugueses que querem completar a escolaridade obrigatória. Em dez anos, esta via de ensino aumentou cinco vezes o número de inscritos, passando de 34 399, em 2004, para 177 699, no ano passado.

0319a[1]Boa notícia? Poderia sê-lo. Tudo depende de saber o que ser pretende fazer com este aumento de procura de formação profissional.

  • Formar jovens qualificados que depois o mercado de trabalho não absorve, porque não há investimento, nem industrialização, restando aos jovens seguir o destino de boa parte dos seus avós, a emigração?
  • Ou que são preteridos por outros jovens, oriundos das universidades, que não encontram empregos compatíveis com a sua formação?

Nenhuma estratégia para a formação profissional resulta se não houver uma política orientada para o investimento e a criação de empregos que permita que os jovens qualificados encontrem trabalho na área em que se formaram. O que leva a colocar outras questões:

  • Os cursos que vão funcionando correspondem a necessidades reais da economia ou são apenas a forma mais expedita de, aproveitando os fundos que ainda vão escorrendo da UE, rentabilizar as instalações e recursos humanos disponíveis nas escolas secundárias e profissionais?
  • Ou quantificando, como os econometristas no poder tanto gostam, que percentagem dos jovens que passaram pelo ensino profissional estão de facto a trabalhar na área em que se especializaram?

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s