O MEC a brincar às estatísticas

Tendo publicado ontem um relatório com dados estatísticos em bruto sobre o ano escolar 2013/14, o MEC emitiu também um comunicado onde faz a habitual manipulação estatística, apresentando dados que não constam do relatório e anunciando percentagens de sucesso que não se podem inferir dos números publicados.

manipuladorDepois das críticas do CNE ao elevado número de retenções no nosso sistema educativo, compreende-se que toda a tónica seja posta nos dados que demonstram a redução da “reprovação” [sic]. Afirma-se, por exemplo, que uma das medidas potenciadoras do sucesso foi a possibilidade de os alunos em dificuldades passarem a ser apoiados em qualquer altura. Como se o ministério tivesse feito alguma coisa para aumentar as disponibilidades das escolas em meios físicos e recursos humanos que possibilitem o apoio extra para além de dizer: “Organizem-se!”

Outro cavalo de batalha são os meninos do 4º e 6º ano que reprovam na avaliação final e depois, com umas miraculosas aulinhas de recuperação fazem sem problemas os exames da 2ª fase. O MEC aponta aqui para 41% de sucesso no 4º ano, esquecendo-se de especificar as diferentes circunstâncias e factores que influenciaram as melhorias dos resultados. No 6º ano não deve ter corrido tão bem, porque a respectiva taxa de sucesso é omitida, certamente mais um dos “esquecimentos” em que é pródigo o ministério do rigor e da exigência.

O resto é mais do mesmo, a fixação em medidas com resultados imediatos que leva a congratularem-se com variações insignificantes nos indicadores e a ausência de um pensamento estratégico, de uma visão a longo prazo para além do estrito economicismo de cortar nos custos da educação, apostando num sistema de ensino regular massificado, regulado por metas e exames, a par de uma via vocacional de segunda escolha destinada a entreter e a manter no sistema com o mínimo de custos e problemas todos os que não cabem nos parâmetros do sucesso à moda de Crato.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s