Sobre os testes intermédios no 2º ano

BE+cartoon+essay+DP[1]De pequenino se torce o pepino, por isso os sete anitos são já muito boa idade para começar a treinar para os exames nacionais. Os testes intermédios praticamente desapareceram dos restantes ciclos de ensino, mas como o MEC não quer que às nossas crianças falte nada, aí estão eles em estreia no 2º ano de escolaridade.

Subscrevo inteiramente o ponto de vista desta mãe, Júlia Garraio:

(…) enquanto até à Páscoa era frequente haver trabalhos de casa de investigação (por exemplo, pesquisas sobre questões do mundo animal com apresentações orais para a turma), depois da Páscoa os trabalhos de casa passaram a ser sobretudo fichas segundo o modelo dos testes intermédios. Chegado o “grande dia”, as crianças acharam que os testes tinham sido fáceis.

De facto, os resultados confirmaram as notas anteriores. É sinal de que a professora fez um bom trabalho, que preparou bem as crianças para o que lhes era exigido. E, no entanto, vejo aqui desperdício de tempo: em vez da repetição de fichas e mais fichas sempre muito idênticas, os “maus alunos”, sobretudo aqueles sem apoio familiar, teriam beneficiado de um ensino mais direcionado para as suas fraquezas; por sua vez, os “bons alunos” teriam progredido com mais atividades de enriquecimento.

E é este o drama de todo o ensino ditado pelo exame final: confunde uniformização com aprendizagem, não valoriza o conhecimento, não integra, apenas pretende selecionar, criando frustrações em quem é vulnerável e inseguro (e valerá a pena olhar para os estudos que alertam para o aumento da ansiedade e de estados depressivos em crianças e jovens em idade de exame). Quem vier de um meio familiar com recursos terá possivelmente meios para ultrapassar as dificuldades encontradas (ajuda dos pais, explicações, etc). Mas, para quem vier de meios desfavorecidos, o futuro é a exclusão… uma exclusão que começa a ser ditada aos 8 anos.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s