A crise grega, visão out-of-the-box

Uma análise muito interessante, daquelas que viram o bico ao prego do pensamento único neoliberal foi feita ontem no Aventar pelo JJ Cardoso, acompanhada por um “boneco” que não resisto a republicar aqui.grecia-discobolo[1]

Ora o plano para a Grécia passava pelo que pensavam óbvio: os gregos rapidamente deixariam de apoiar o novo governo. Uma chatice, funcionou exactamente ao contrário. Passaram à fase da vacina: a Grécia vai ao fundo e nunca mais ninguém vota em gente desta. O problema é que a Grécia está no fundo, como Portugal de resto. Claro que isto não entra na cabeça de quem acredita no propagado milagre português, tipo o desemprego desce depois de meio milhão se ter ido embora. O problema dos idiotas sempre foi o não poderem entender que nem todos o são.

Contra a corrente da cobardia e do situacionismo, também me parece que, se forem capazes de continuar a resistir, os Gregos estarão condenados a vencer, e bastaria serem obrigados a chegar ao ponto de entrar em incumprimento em relação ao pagamento da dívida mas conseguirem assegurar, graças ao excedente primário da sua balança comercial, o pagamento de salários e pensões, para deixar a nu a imensa farsa especulativa que alimenta os mercados financeiros internacionais.

Nada disto tem já a ver com pagar ou não pagar, a verdade é que se a Alemanha, a França ou algum dos países nórdicos se vissem obrigados a pagar juros e a cumprir condições como as que têm sido impostas à Grécia, estariam também eles em crise e seriam alvo da pressão e da ganância dos mercados, esse eufemismo usado para designar a máquina criada para alimentar a concentração do capital à custa do empobrecimento dos países e dos povos.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s