Taxistas franceses em guerra aberta contra a Uber

2015-06-25t085415z1442777538pm1eb6p0tz601rtrmadp3france-uber[1]Acessos às principais cidades bloqueados, carros ao serviço da Uber vandalizados e destruídos. Os taxistas protestam desta forma contra a concorrência desleal de uma empresa cujo modelo de negócio permite fugir facilmente aos impostos e que qualquer “colaborador” preste serviços de transporte de passageiros sem se submeter às exigências impostas aos taxistas.

É lamentável que tenha de ser assim, mas parece cada vez mais evidente que é a única linguagem que o poder político, viciado na corrupção e na complacência perante os grandes negócios, entende quando estão em causa os direitos dos cidadãos e dos trabalhadores. Os franceses não brincam em serviço, e aparentemente conseguem passar desta forma uma mensagem clara e colocar na ordem do dia um problema a cuja resolução não será possível fugir.

Claro que o desenvolvimento económico, a inovação tecnológica e a evolução natural dos hábitos e maneiras de viver sempre trouxeram consigo novas formas de trabalhar, novos modelos de negócio, novas profissões. Também é claro que em parte alguma do mundo serão todos os táxis e os seus profissionais exemplares ao nível da qualidade do serviço, da limpeza, do conforto, do tratamento ao cliente.

Mas nada disto pode ser pretexto para dispensar o Estado, em nome de uma pretensa modernidade, da necessidade de controlar esta actividade económica, fazendo cumprir um conjunto de regras que garantam a qualidade dos serviços, a segurança dos consumidores, a concorrência leal entre as várias empresas e profissionais  e, naturalmente, o pagamento dos devidos impostos.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s